
Fundada no final de junho/2008 a ACI fecha seu primeiro ano de existência com diversas conquistas, tanto nos resultados em competições de ciclismo, como na realização de uma etapa do campeonato baiano de Montain Bike e do início da construção de uma pista para treinos e competições de bicicross.
Os pilotos das categorias de Montain Bike e Bicicross mostraram que o ciclismo de Itaberaba pode evoluir muito nos próximos anos, o que dependerá apenas de mais apoio e estrutura do poder público e da iniciativa privada. Diversos foram os destaques em 2008: no Montain bike os altletas Gilvan Santos da Cruz (Ivan), Joanito Muniz, Roberto (Beto), Luan Simas e David Goes defenderam o município e conquistaram bons resultados no circuito baiano. Já o bicicross cravou seu marco inicial na história da modalidade em Itaberaba com um show de conquistas dos diversos atletas, entre eles: Luan Simas, Érvellin Neo Marx, Thiago Vinícius, Cristinano Laranjeira, Fernando Laranjeira, Eduardo Laranjeira, Alisson Barros e Clebson Ney Assunção.
Um dos destaques de 2008 da modalidade foi o piloto Érvellin Neo Marx Azevedo Oliveira, de apenas 8 anos, que em seu primeiro ano de competição conquistou o campeonato feirense de sua categoria (Boys 7/8 anos) e foi vice-campeão da Copa do Brasil, realizada em Feira de Santana, e do Campeonato Baiano.
Segundo Ivan, atleta de montain bike e presidente da ACI, o objetivo da criação da associação foi alcançado em 2008, com a realização de uma etapa do Campeonato baiano de Montain Bike, a divulgação do cilcismo no município, através de diversos eventos como passeios e corridas. Espera para 2009 que os opoios apareçam e que seja realizada em Itaberaba etapas do baiano tanto do montain bike quanto do bicicross, que os atletas dessas modalidades participem das competições importantes do circuito estadual e nacional, aguardando que a equipe da Secrataria de Esportes a ser montada pela nova gestão municipal realize um trabalho que propicie o crescimento do esporte de Itaberaba como um todo, dando ênfase aos grupos organizados a exemplo do karatê e do ciclismo, fazendo investimentos diretamente proporcionais à organização e aos resultados de cada modalidade esportiva, assim como vem fazendo o Ministério dos Esportes, onde cada modalidade apresenta sua organização e resultados e a partir daí e dividido os investimentos em cada uma, destacando para 2009 o aumento de investimentos na natação e no volei, e a diminuição de investimentos no basquete nacional, por conta dos dos problemas internos de atletas com dirigentes da Confederação e dos maus resultados nas últimas competições.
A ACI agradece a todos os incentivadores, desejando um próspero ano novo, informando que buscará novos parceiros para o ciclismo em 2009. Os interessados nessa parceria podem ligar para (75) 3251-0914 e falar com Ivan.