quarta-feira, 24 de março de 2010

Fazendo uma pesquisa da escola descobri que posso ser descendente dos Maracás, índios que já ocuparam a região de Itaberaba

Pois é! Ou você acha mesmo que sou descendente de oriental!

Veja um pouco da pesquisa:


Um pouco sobre os Maracás

Precisamente no local que se ergue, atualmente, a cidade de Maracás/BA encontrava-se o aldeamento principal da tribo dos maracás, índios guerreiros, valentes, pertinazes na luta e seguros no golpe. Assim eram considerados devido a um instrumento de guerra que usavam e do qual nunca se separavam e que consistia em um cilindro oco, de madeira leve e fina, cheio de pedras miúdas e tapado nas duas extremidades.
Em 1653, sentindo o governo da Bahia a necessidade de abertura de estradas para Camamu, Maraú, Rio de Contas, Jacuípe, Jiquiriça e Jacobina, passou a atender aos pedidos dos bandeirantes no sentido de penetrarem mais para o centro em busca das férteis terras do Orobó. O desbravamento da região, entretanto, vinha se desenrolando lenta e penosamente em virtude das duras lutas mantidas com os indígenas, vitoriosos na maior parte das vezes. Resolveu, então, o governador da Bahia solicitar o auxílio e a ajuda direta dos paulistas, tendo remetido proposta sobre o assunto às Câmaras de São Vicente e São Paulo.
Em 1671, foi reiniciada uma ação decisiva contra os selvagens, cabendo aos sertanistas Baião Parente, Brás Rodrigues Arcão, sargento-mor Pedro Gomes e Gaspar Rodrigues. Adorno, este o mais afamado bandeirante baiano, chefiava a luta contra os índios maracás. Derrotados os silvícolas, passaram os bravos bandeirantes a ter direito sobre as terras conquistadas e sobre os índios aprisionados.
A região que hoje o município de Itaberaba ocupa também já foi habitada pelos índios Maracás, do grupo dos Tapuias. Eram índios robustos e guerreiros, mas não eram antropófagos. Enquanto os tupi-guaranis marcavam presença no litoral, os tapuias predominavam no interior. Grupos tapuia incluem por exemplo os botocudos e muitos do nordeste do Brasil como os tarairus e cariris.

Fonte: diversos sites na internet (Meu pai que me ajudou a achar né)